Notícias

 

Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o instituto InPaz trazem projeto inovador para a cidade

28/11/2013 às 09:51

Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o instituto InPaz trazem projeto inovador para a cidade
Acontece no dia 29 de novembro (sexta-feira) às 14:00, em Lucas do Rio Verde, o lançamento da parceria entre a prefeitura local e o Instituto InPaz. O projeto, que será apresentado na sede da prefeitura do município, visa aumentar a tranquilidade na cidade, com a inserção de mais câmeras em pontos estratégicos. Essa recente iniciativa traz para Lucas do Rio Verde um conceito mais amplo de segurança, com a implantação da Central de Segurança Cidadã. Este projeto engloba uma série de benefícios para a população, que inclui o monitoramento de imagens por meio de câmeras de segurança, monitoramento de alarmes, investigação criminal e o Disque Denúncia, acessível a todos por meio do telefone 3548-9998.

Essa proposta tem o foco inicial na região central da cidade. Segundo a prefeitura de Lucas do Rio Verde, a escolha possui fator estratégico. “Devido à grande concentração de estabelecimentos comerciais e o alto fluxo de pessoas, consideramos primordial dar início numa das regiões mais movimentadas da cidade”.

O trabalho de implantação está sendo liderado pelo Instituto InPaz, que reúne ações eficazes voltadas para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz. Criado em 2008, a organização não governamental é formada pela ação de lideranças empresariais que, de forma solidária se dispuseram a colaborar com a Segurança Pública, na formulação de medidas concretas para prevenir, inibir e impedir ações criminosas.

Esse projeto, que chega primeiramente em Lucas do Rio Verde, encontrou na cidade a oportunidade ideal para a sua instauração. Segundo Maurício Alves, presidente do Grupo Integral e membro da diretoria do Instituto, começar por esta cidade revela sua importância estadual e nacional. “O conceito do InPaz viu em Lucas do Rio Verde uma cidade modelo. Além de possuir um dos melhores IDH’s do país, seu crescimento vertiginoso, resultado de investimentos nas áreas de educação e saúde, demonstra a necessidade de uma segurança mais ampla. Nossa ideia é montar uma estrutura preventiva, antecipando e evitando qualquer ação criminosa”.

Pioneiro em terras brasileiras, o sistema implantado pelo InPaz é referência ao redor do mundo. Com experiência em mais de 21 países, incluindo Espanha, Estados Unidos e Reino Unido, a tecnologia avançada, aliada a profissionais.

competentes, age de maneira incisiva. “Consideramos que o caminho do crime começa pela oportunidade e motivação. Ao agirmos de maneira intensa neste aspecto, diminuindo as chances do criminoso agir, sua motivação é também reduzida”, revela Maurício.

Com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, o projeto une a ação preventiva ao bem-estar do cidadão, que pode denunciar qualquer ocorrência criminal por meio do Disque Denúncia, seja por ligação, como por smartphone ou e-mail.

A chegada do serviço especializado, proposto pelo Instituto InPaz – leva a cidade de Lucas do Rio Verde a outro patamar, antecipando um possível incremento na criminalidade, priorizando o conforto e aumentando a qualidade de vida da população local.

Fonte: InPaz

InPaz

Endereço: Rua D, nº 960 - Bairro: Distrito Industrial - C.E.P.: 78098-300 Cuiabá - Mato Grosso - Brasil
Tel.: (065) 4009-4400
E-mail: contato@inpaz.org.br